Rádio Conexão News

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Prorrogada a suspensão das atividades do calendário escolar em Rio Grande

Imagem arquivo meramente ilustrativa

O Executivo Municipal prorrogou a suspensão das atividades do calendário escolar no município. Em decreto assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, fica estabelecida a suspensão até 31/05/2020, prazo que poderá ser reavaliado conforme contexto a respeito da pandemia de COVID-19 em Rio Grande. A determinação é válida tanto para escolas públicas municipais, quanto para instituições privadas ou filantrópicas que compõem o Sistema Municipal de Ensino. 
O documento ainda acrescenta que a Secretaria de Município de Educação (SMEd) e demais comitês e conselhos com atuação na área da educação, adotarão protocolos de ações estratégicas para viabilizar um retorno seguro de alunos e trabalhadores às atividades quando possível, a partir do término das medidas de emergência para contenção do Coronavírus 
Conforme o secretário de Educação, André Lemes, a SMEd solicitou que o prefeito Alexandre Lindenmeyer dialogasse com o Comitê Técnico Municipal de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus a respeito do retorno das atividades escolares. A partir do posicionamento do comitê, Lindenmeyer avaliou pertinente a manutenção da suspensão das aulas e orientou que a paralisação se estendesse ao longo do mês de maio.  “É uma medida preventiva. Entendemos que essa decisão é importante para garantir a segurança dos nossos estudantes, professores e funcionários. O sistema educacional é o que mais concentra pessoas, e no momento delicado que estamos vivendo o foco é evitar aglomerações. Na rede municipal de ensino nós temos uma população de estudantes e trabalhadores que chega a cerca de 26 mil pessoas. Isso sem considerar as famílias que levam seus filhos à escola e o sistema de transporte escolar, por exemplo. Se somarmos o público da nossa rede com a estadual, a FURG e o IFRS, e considerarmos também as escolas privadas, podemos ter uma população de 50 mil pessoas circulando”, argumentou o secretário.  
A respeito do calendário letivo, Lemes também afirmou que não haverá prejuízo aos alunos da rede municipal de Ensino. “Não perdemos o ano letivo, nossas atividades estão paralisadas e serão retomadas quando for possível e tivermos segurança. Tranquilizo os pais, as mães, os responsáveis dos nossos alunos, pois estamos trabalhando para que não haja nenhum prejuízo de aprendizagem as nossas crianças, jovens e adultos atendidos na rede municipal de ensino. Vamos cumprir todos os dias e horas letivas, conforme prevê a legislação. Esse é o compromisso que a rede municipal de Rio Grande está assumindo com a sua comunidade”, disse. 
Fonte Assessoria de comunicação PMRG