A Cruz Vermelha de Rio Grande, desde o dia 6/4, instalou um posto de triagem na Rodoviária de Rio Grande para a prevenção do Covid-19. Para tal, foi instalada uma tenda no setor de desembarque e as equipes divididas em escalas, de forma que todos os passageiros que cheguem ao município, passem pela triagem, conforme explicou o integrante da instituição Julio Cesar Pereira da Silva.
Segundo a voluntária Tatiana Mano, os passageiros que chegam são convidados a passar pela triagem que é feita de forma bastante ágil. Com um termômetro infravermelho, os voluntários verificam a temperatura das pessoas e se o resultado for até 37,8 graus a pessoa está liberada, caso a temperatura seja acima, é preenchida uma notificação que será encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde. Neste caso, o passageiro recebe máscara, luvas, sendo orientado a permanecer em casa até a visita de uma equipe da Vigilância em Saúde.
Informa o Diretor da Cruz Vermelha de Rio Grande, Daniel Costa Vitória, que até o momento nenhuma notificação foi preenchida e que ninguém se negou a participar da triagem. Explicou ainda, que cada equipe é formada por pelo menos um médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem e voluntários.
A triagem ocorre em quatros horários diferentes: das 06h às 08h; das 11h às 12; das 22h às 00h e das 02h às 04h. Vale ressaltar, que o serviço oferecido é gratuito e o trabalho exercido pelos profissionais e voluntários não é remunerado.
Maiores informações: (53) 9 9945 5126