A CDL já se manifestou através de duas notas oficiais com relação a necessidade de ajustarmos uma maneira de retorno seguro das atividades. Já está mais do que claro que nossa entidade respeita a vida acima de tudo. Temos feito diversas ações de apoio aos Hospitais, campanhas de doações em parceria com a Furg, campanhas para uso de máscaras, cadastramento de costureiras voluntárias para confecção das mesmas juntamente com uma campanha de doação de tecidos para essas máscaras, entre outras atividades.
Ao mesmo tempo, temos mantido constante diálogo com o prefeito Alexandre Lindenmeyer, sempre de forma colaborativa para chegarmos com segurança na elaboração de um plano de retomada das atividades em Rio Grande. Para isso, solicitamos há duas semanas que fosse criado um comitê econômico para dialogar com o comitê da saúde para a elaboração desse plano. Infelizmente não fomos atendidos.
Mesmo assim insistimos e chegamos a enviar sugestão de medidas a serem divulgadas por nossa entidade de cuidados a serem seguidos pelo comércio. Mais uma vez não fomos atendidos. Mas sempre nos mantivemos firmes no propósito de proteger nossa cidade tanto no que tange ao Covid-19 quanto também contra o caos econômico e social iminentes e que infelizmente está se iniciando com fechamento de empresas e desemprego.
Agora, vemos uma luz através do pronunciamento do governador Eduardo Leite e que oportuniza a flexibilização dos decretos municipais e a retomada das atividades. Acreditamos que com medidas sanitárias adequadas possamos iniciar uma reabertura gradual e controlada. Sendo assim colocamos nossa entidade mais uma vez a disposição para participar e colaborar nessa retomada segura o mais breve possível, na busca de que tenhamos o menor dano social possível aos nossos cidadãos, sejam empregadores ou empregados.
Nota Oficial CDL Rio Grande