Foto divulgação |
O efetivo do Presídio Regional de Bagé, um dos municípios mais atingidos pelo surto de Coronavírus no Estado, será reforçado com a chegada de 31 agentes penitenciários federais para manter a segurança da população carcerária e da comunidade bageense. A equipe é formada por profissionais da Força de Cooperação do Ministério da Justiça, coordenada pelo Departamento Penitenciário Nacional, administrada pelo diretor geral, Fabiano Bordignon, e foi requisitada por uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária através de solicitação do prefeito Divaldo Lara.
Devido à pandemia que afeta o mundo inteiro, os agentes atuarão em missão no Estado, por meio de um programa iniciado para isso. Os servidores, altamente capacitados e treinados, vêm do contingente operacional de diversos estados. O Rio Grande do Sul tem onze agentes atuando no Pará em contrapartida aos profissionais que serão enviados ao sul. A equipe chega entre hoje e quarta-feira na Rainha da Fronteira.
Divaldo comenta que os profissionais da equipe da Força Nacional, oriunda do Ministério Da Justiça, coordenado por Sérgio Moro, irão potencializar o trabalho já feito na cidade. “Este efetivo vai manter a ordem, a estabilidade e a segurança da população. Quero agradecer ao Governador do Estado que entendeu o momento difícil que vivemos. Também não posso deixar de ressaltar a sensibilidade do secretário da Administração Penitenciária Estadual (Seapen), Cesar Luis de Araújo Faccioli , que intermediou junto ao Ministro Sérgio Moro; ao Fabiano Bordignon, que concedeu os servidores possibilitando sua atuação em Bagé e ao superintendente dos Serviços Penitenciários do estado, Cesar Augusto Ouriques da Veiga. Só tenho a agradecer ao empenho de todos, pois esta equipe de trabalhadores operacionais estava no estado para uma missão específica e foi concedida através do secretário, que sensibilizou o Departamento Penitenciário Nacional para que atuassem primeiramente em nossa cidade”, concluiu o prefeito.
Por Câmara de Bagé