Rádio Conexão News

terça-feira, 21 de julho de 2020

Projeto da Caixa de Esterilização Total para máscaras inicia testes biológicos nesta semana


O projeto da Caixa de  Esterilização Total para máscaras é uma parceria entre o IFRS Campus Rio Grande e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), os testes biológicos iniciam nesta semana indo até o dia 31 de julho e devem ser finalizados pelas professoras Ana Votto (Instituto de Ciências Biológicas, FURG) e Daniela Fernandes Ramos (Faculdade de Medicina, FURG).

Além das professoras, participam deste projeto os professores Marcelo Moraes Galarça e Anderson Favero Porte (Engenharia-IFRS); Paulo Drews (Centro de Ciências Computacionais – FURG) e os alunos Gabriel Alves de Souza e Lohanna Nunes Jerônimo (Eng. de Automação – FURG); Roger da Rosa Costa (Eng. Mecânica – IFRS).

A caixa de esterilização total,  suporta até 6 máscaras N95, fixadas na grade central (removível/deslizante). Pelo fato da radiação UV-C ser extremamente nociva ao ser humano, as lâmpadas  (seis, de 15W) apenas ligam quando a porta está fechada (dispositivo de segurança). Existem sensores internos à caixa, dispostos de maneira estratégica os quais fazem a leitura da quantidade de radiação no interior da caixa. Após a dosagem ter sido atingida, as lâmpadas são desligadas e um exaustor é acionado, pois o oxigênio ionizado no interior da caixa gera ozônio. O processo de esterilização leva de 50 – 55 min..

Os testes de radiação, bem como a construção, foram feitos no Oceantec-FURG. Os testes biológicos serão feitos no ICHI-FURG. 

Saiba mais sobre o projeto em matéria vinculada na página do Campus: Projeto da Caixa de  Esterilização Total para máscaras inicia testes biológicos nesta semana


Assessoria de Comunicação

Área de anexos