Nova enfermaria entrará em funcionamento ainda este mês |
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu uma ótima notícia nesta terça-feira (14/07), a confirmação da doação de R$ 750 mil da empresa Yara Brasil. O recurso será investido na compra de equipamentos complementares para a implantação dos 20 leitos semi-intensivos que compõem a nova enfermaria destinada ao tratamento exclusivo de pacientes com covid-19.
Para ofertar os leitos semi-intensivos, o HU-Furg realizou a obra de adaptação da Unidade de Clínica Cirúrgica, transformando-a na “Enfermaria Covid-19”. Também efetuou a compra de 20 ventiladores pulmonares, com recursos financeiros da Ebserh. Agora, com a doação da Yara Brasil será possível adquirir 20 monitores multiparâmetro, capazes de oferecer informações do paciente como: frequência cardíaca e respiratória, saturação, pulso, medição de Pressão Não Invasiva (PNI) e de temperatura. Também faz parte da compra uma central de monitoramento, que reunirá todos os dados dos 20 leitos, com informações em tempo real das condições clínicas de cada um dos pacientes, de forma a agilizar e facilitar a tomada de decisões médicas. Além desses equipamentos, ainda estão incluídos dez carros de emergência para atendimento de parada cardiorrespiratória, um ventilador de transporte de urgência, dois eletrocardiografos, dois cardiversores, 20 cânulas para terapia de O2 e seis equipamentos de Ventilação Não Invasiva (VNI). Com toda a estrutura implantada, o local dará suporte para internar ou dar atendimento aos pacientes encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados semi-intensivos.
“Essa doação realizada pela Yara nos ajudará a aumentar a oferta de leitos em nosso hospital, que é referência para tratamento de pacientes de 28 municípios da região. Somos muito gratos pelo apoio da Yara que nos auxiliou primeiramente na parte de diagnóstico, com a doação de recursos para implantação do Laboratório de Diagnóstico em Infectologia, que processa exames para covid-19. Agora, novamente contamos com a participação da empresa, com o auxílio na conclusão de uma estrutura que oferecerá tratamento aos pacientes infectados pelo vírus”, destacou Fábio Lopes, superintendente em exercício do HU-Furg.
O gerente do complexo industrial da Yara em Rio Grande, Lucas Elizalde, observou que essa é mais uma ação que comprova que a Yara está muito atenta às necessidades da comunidade de Rio Grande e que, com certeza, auxiliará a mitigar ainda mais os impactos do coronavírus na região. “A história da Yara no Brasil está fortemente ligada à cidade de Rio Grande, há mais de 40 anos. Neste tempo, sempre buscamos estar próximos às comunidades, exercendo nosso papel de empresa cidadã. Dessa forma, durante esse difícil período que todos estamos passando, o nosso compromisso é reafirmado mais uma vez, com a doação anunciada hoje, e que está conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que balizam nossas decisões de Responsabilidade Social Corporativa”, completou Elizalde.