O Ministério Público entregará, nesta quarta-feira, 5, quarenta celulares para duas escolas da rede pública de ensino que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade. Os aparelhos foram apreendidos dentro da Penitenciária Modulada Estadual de Osório, passaram por restauração e estão aptos para utilização pelos alunos nas aulas a distância. O objetivo dos promotores de Justiça Criminal e Regional de Educação de Osório, Fernando Andrade Alves e Cristiane Della Méa Corrales, é destinar outros 80 celulares nos próximos dias.
As duas instituições beneficiadas neste primeiro momento são a Escola Estadual de Educação Básica Lourenço Leon Von Langendonck, de Maquiné, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Milton Pacheco, de Osório. Com os aparelhos, os estudantes receberão chip com internet, carregador de bateria e um termo de compromisso.
A restauração dos eletrônicos começou em 24 de julho e ficou a cargo do Projeto Social Dejone Rambor, associação sediada em Tramandaí que dá aulas de jiu-jitsu para crianças carentes. O Projeto Alquimia II é uma parceria entre a Promotoria de Justiça de Osório, Polícia Civil, Poder Judiciário e sociedade civil organizada e prevê investimento de até R$ 5.625,00 na restauração de 120 celulares e compra dos chips. A verba é oriunda da conta de penas alternativas da Vara de Execuções Criminais de Osório.
Além dos dois promotores de Justiça responsáveis pelo projeto, participarão da entrega dos aparelhos o delegado João Henrique Gomes de Almeida e o presidente da Associação responsável pela preparação do material, Marcelo Maseda.
Programação
Horário: 10h30min
Local: Escola Estadual de Educação Básica Lourenço Leon Von Langendonck
Endereço: Avenida General Osório, 991, Centro de Maquiné
Horário: 14h
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Milton Pacheco
Endereço: Avenida Brasil, 1544, bairro Caravagio, em Osório
Gabinete de Comunicação Social MP/RS