Rádio Conexão News

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lindenmeyer é o novo prefeito de Rio Grande

Lindenmeyer é o novo prefeito de Rio Grande

Após quatro mandatos consecutivos da prefeitura rio-grandina, a família Branco deixa o poder. Em uma eleição bastante acirrada nem mesmo a coligação com outros 14 partidos 
(PRB/PP/PDT/PTB/PSL/PR/PPS/DEM/PHS/PMN/PTC/PRP/PSDB/PSD), conseguiu manter o PMDB na administração da cidade. Já pelo lado da Frente Popular (PT/PSC/PSB/PPL), o rompimento do PT com o PC do B antes da definição dos candidatos à majoritária chegou a dar indícios de que seria necessária muita força para que Alexandre Lindenmeyer (PT) pudesse superar Fábio Branco (PMDB) nas urnas. Mas diferente disso, a população mostrou que o desejo de mudança seria o grande propulsor da maior eleição da história de Rio Grande.

De acordo com o cientista político Cristiano Engelke, o cenário atual não deixa dúvidas de que este foi o pleito mais disputado no município até agora. Quanto às possíveis causas que levaram os rio-grandinos a quebrar uma trajetória que poderia chegar a duas décadas caso Fábio Branco fosse reeleito, Engelke atribui o resultado a um conjunto. Obviamente a concorrência polarizada vem como primeiro pressuposto para o que foi registrado nas urnas. Paralelamente a isso, ele confere a importância da transformação drástica no cenário político da Noiva do Mar ao somatório de descontentamento da população com as posturas do governo Branco.

Mais uma vez antagonizando o maior concorrente, Lindenmeyer encontrou junto ao seu carisma uma legião de seguidores e, ao contrário do que se imaginava, não perdeu espaço ao ter que competir com Julio Martins (PC do B) ao invés de tê-lo como vice. Conforme Engelke, além de ter a sincronia das esferas federal e estadual a seu favor, Lindenmeyer pôde contar com o apoio da militância, a qual teve papel fundamental no aumento da aceitação do candidato petista que cresceu ainda mais após o último debate veiculado na televisão. “Acabou sendo decisivo”, aponta.

Ciclo chega ao fim

Para Fábio Branco (PMDB), ter um projeto de 16 anos não é uma tarefa fácil, mas é com resignação que o atual prefeito diz que respeita a decisão da população. “O eleitor entende que precisa de um novo projeto e entendemos isso”, declara. Ciente de que este seria o seu maior desafio, Branco explica que o principal ponto de sua campanha era exatamente mostrar o porquê sua proposta deveria ter continuidade. Segundo ele, a disputa intensa já era esperada, porém, obviamente com outro desfecho. “A família Branco fez a sua contribuição, mas um dia todos saem”, salienta.

Não alcançando a reeleição, Branco conta que, agora, 2013 será um ano para repensar planos, principalmente ao que refere sua vida particular. O chefe do Executivo atual refuta a ideia de largar a política, apesar de descartar a possibilidade de se candidatar a deputado nas próximas eleições. “Quero aproveitar mais a vida. Mas a política nunca vou largar”, ressalta.