Confirmados mais três casos de leptospirose em estudantes
Escola em que estudam as crianças contaminadas foi interditada pela Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária do Rio Grande interditou o Colégio Bom Jesus Joana D'Arc, na tarde de terça-feira, por tempo indeterminado, depois que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a confirmação de mais três diagnósticos de leptospirose em estudantes da escola. O primeiro caso confirmado, de uma menina de sete anos, com suspeita de que tenha contraído a doença neste colégio, foi notificado dia 9 à SMS e divulgado no último dia 24. Somando este, agora são quatro casos com resultados positivos para leptospirose, todos de crianças da mesma turma, já caracterizando surto.
No último dia 24, havia cinco casos em análise, considerados suspeitos pelos pais devido aos sintomas, mas depois surgiram outros. Terça-feira, dia 30, a SMS recebeu resultado de sete exames, dos quais três com confirmação para leptospirose. E há outros nove casos suspeitos em análise. Segundo a diretora da Vigilância Sanitária do Município, Júlia Barrios Nogueira, como já está caracterizada situação de surto e para a realização das investigações de forma correta, se faz necessário o fechamento da escola. A interdição será mantida até o final das investigações.
Todos os alunos com sintomas suspeitos estão bem e em casa. Júlia diz que ainda não se pode afirmar que a doença foi contraída no Bom jesus Joana D'Arc, mas todos os casos suspeitos são de estudantes deste estabelecimento de ensino. Logo que foi informada do primeiro caso, a Vigilância Sanitária, na primeira visita à escola, fez uma interdição parcial: dos bebedouros e do auditório. A interdição dos bebedouros se deu porque na ocasião a direção não apresentou o comprovante da última limpeza da caixa d'água. Com a caracterização do surto, foi adotada a interdição total.
A escola já fez a limpeza da caixa d'água e desratização dos ambientes e a Vigilância Sanitária está acompanhando os procedimentos, fazendo inspeções diárias e seguindo com as investigações.
Contraponto
Em nota de esclarecimento divulgada por meio de sua assessoria, o Colégio Bom Jesus Joana D'Arc disse que "face à informação de uma família sobre a ocorrência de um caso de leptospirose em uma aluna do 1º ano do Ensino Fundamental", a escola recebeu a visita da Vigilância Sanitária que, na ocasião, sugeriu um protocolo de ações, "o qual foi atendido integralmente pela escola".
Foi informado também que, para a execução desse protocolo, a direção inclusive suspendeu as aulas de 26 a 29 de outubro. "Tendo em vista a confirmação de mais três casos em alunos da mesma turma, as aulas foram novamente suspensas para maiores averiguações e segurança da comunidade escolar", afirma a direção na nota.
A escola relatou ainda que, a fim de que não houvesse prejuízo pedagógico para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, tendo em vista a realização das provas do Enem nos dias 3 e 4 de novembro, as aulas foram ministradas em outro espaço educacional e transcorreram normalmente com a presença maciça dos vestibulandos.
Finalizando, a direção observou que aguarda novas orientações da Vigilância Sanitária para a continuidade das atividades pedagógicas dos alunos das demais séries, devendo emitir novo pronunciamento até a próxima segunda-feira.
Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br
carmem@jornalagora.com.br