Fotógrafo |
O navio Giselle atracou e desatracou no dia 3, o com todos tripulantes apresentando bom estado de saúde. No dia 9, o navio chegou a Santos com um tripulante apresentando dores abdominais. Após testagem de toda tripulação este tripulante e outra pessoa que estava junto, testaram positivo para Covid-19. O navio entrou em quarentena em Santos e as autoridades da cidade do Rio Grande de imediato iniciaram o protocolo para testagem dos trabalhadores que entraram a bordo do navio. A Anvisa e Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande, agilizaram os testes junto ao Tecon e ao Ogmo, responsável pelos trabalhadores portuárias avulsos, Tpas.
Foram testados 59 trabalhadores do Tecon e 29 tpas no Ogmo. Um dos trabalhadores do Tecon testou positivo para Covid-19 e todos os outros testaram negativo. Ainda na noite de sexta feira, o Tecon recebeu a informação do nome do trabalhador que está assintomático e isolado em casa, acompanhado pelas equipes médicas da Vigilância Epidemiológica do município.
Os procedimentos e protocolos adotados estão sendo avaliados para ampliar os cuidados e verificar se estão sendo seguidos conforme as determinações estabelecidas. Segundo o diretor de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança, da Portos RS, Henrique Ilha, a tendência que se apresenta é de maior interação com pessoas portadoras do Covid-19 nos modais marítimos e rodoviários, e que os protocolos de prevenção são a maior garantia de redução da disseminação enquanto o sistema de saúde se fortalece para tratar os que necessitem de mais atenção.
#PortosRS
#TodosContraOCoronavirus
#QuemPuderFiqueEmCasa
Texto: Larissa Carvalho