Durante esta semana, todas as casas prisionais do sistema penitenciário gaúcho,
seguindo orientações da Seapen e da Susepe, têm empreendido esforços no sentido de minimizar a situação do Coronavírus no sistema prisional. Nesse sentido, todos os 152 estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul já estão adotando as medidas sanitárias de prevenção, estabelecidas na Nota Técnica com orientações para a prevenção e o contágio pelo Covid-19.Equipamentos têm sido adquiridos, como termômetros, para a aferição de temperatura de presos e de servidores penitenciários, além do preenchimento de um formulário de saúde. Eventuais casos de suspeita de contaminação estão sendo encaminhados para isolamento, assim como estão sendo reforçados todos os procedimentos de higienização pessoal e limpeza regular das celas e galerias das casas prisionais.
![]() |
Remoção dos presos das Delegacias de Polícia

Presídio Estadual Feminino de Lajeado
Em Lajeado, apenadas iniciaram a produção de máscaras de proteção facial. A oficina, por sugestão da Delegacia Penitenciária da Região, parte de um projeto inicial de trabalho prisional já existente, por meio do qual foram adquiridas máquinas de costura através de verba da Vara de Execuções Criminais de Estrela. O trabalho, que começou com a reprodução artesanal de máscaras, conta, neste momento, com quatro presas da liga laboral e outras três colaboradoras voluntárias.
Penitenciária Estadual de Rio Grande
Em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, foi realizada limpeza e desinfestação das áreas comuns da Penitenciária Estadual de Rio Grande. Também foram adquiridos termômetros e instalados tanques no pátio para contribuir com a higiene.